December 20, 2022

Como os estudantes internacionais podem obter bolsas de estudo para estudar no Canadá?

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Bureau Canadense de Educação Internacional (CBIE), constatou-se que mais de 500.000 estudantes internacionais chegaram às faculdades e universidades canadenses para buscar o ensino superior no ano de 2018. Também foi marcado que em um curto período de oito anos, houve um aumento estupendo de 154% no número de estudantes internacionais estudando no Canadá, tornando-o um dos destinos preferidos e populares para estudar no exterior. 

Como os estudantes internacionais podem obter bolsas de estudo no Canadá para seguir o curso preferido e o visto de estudante do Canadá é facilmente acessível ou não?

Criamos um artigo detalhado sobre as formas de aproveitar o visto de estudante do Canadá e bolsas de estudo no Canadá para aspirar a uma carreira melhor e luxuosa.

Também discutiremos alguns dos principais programas relacionados a bolsas de estudo no Canadá e os procedimentos para solicitar o Visto de Estudante do Canadá.

Para simplificar nossa discussão, discutiremos duas categorias diferentes, dependendo das bolsas de graduação e pós-graduação no Canadá. Isso deve ajudá-lo a descobrir o tipo de bolsa de estudos que você está procurando. Antes de começar, você também pode ler sobre os oito fatos de estudar no Canadá..

Vamos começar!

Bolsas de Estudo Canadá-ASEAN e Intercâmbios Educacionais para o Desenvolvimento (SEED)

Quem se aplica: instituições pós-secundárias canadenses

O programa Canadá-ASEAN Bolsas de Estudo e Intercâmbios Educacionais para o Desenvolvimento (SEED) destina-se a oferecer bolsas de estudo a estudantes, de estados membros da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), com oportunidades de intercâmbio de curto prazo para estudo ou pesquisa no pós-graduação canadense. Instituições secundárias nos níveis de faculdade, graduação e pós-graduação. 

Elegibilidade
  • Os candidatos devem ser cidadãos de um estado membro da ASEAN (Brunei Darussalam, Camboja, Indonésia, Laos (República Democrática Popular do Laos (Lao PDR)), Malásia, Mianmar, Filipinas, Cingapura, Tailândia ou Vietnã);
  • Eles devem estar matriculados como estudantes em período integral em uma instituição pós-secundária em um país elegível e pagar as mensalidades dessa instituição no momento da inscrição e durante todo o intercâmbio.
Não são elegíveis os candidatos:
  • Se tiverem ou tiverem um pedido pendente de cidadania canadense ou residência permanente;
  • Se já estiverem participando de um programa de bolsas financiado pelo Governo do Canadá;
  • Se já estiverem matriculados em um programa de graduação ou diploma em uma instituição pós-secundária canadense,
  • Se eles já receberam uma bolsa de estudos no Canadá-ASEAN Scholarships and Educational Exchanges for Development.

OBSERVAÇÃO: Somente instituições canadenses podem enviar solicitações em nome dos candidatos. Eles podem optar por definir seu próprio prazo interno para receber a documentação necessária. 

Canadá-CARICOM Treinamento de habilidades para bolsas de estudo em economia verde

Quem se inscreve: faculdades e institutos canadenses com financiamento público

As Bolsas de Estudo de Habilidades Canadá-CARICOM para Economia Verde são oferecidas a estudantes dos estados membros da Comunidade do Caribe (CARICOM) com oportunidades de intercâmbio de curto prazo em faculdades e institutos canadenses com financiamento público. As bolsas apóiam o estudo de programas ou disciplinas relacionadas à economia verde, que incluem, entre outros, agricultura inteligente para o clima, gestão costeira e pesqueira, energia renovável, técnicas de construção sustentável e agrossilvicultura.

OBSERVAÇÃO: Somente instituições canadenses podem enviar solicitações em nome dos candidatos. Eles podem optar por definir seu próprio prazo interno para receber os documentos comprobatórios. 

Elegibilidade
  • Os candidatos devem ser cidadãos de um dos estados membros da CARICOM: Antígua e Barbuda, Bahamas, Barbados, Belize, Dominica, Granada, Guiana, Haiti, Jamaica, Montserrat, São Cristóvão e Nevis, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Suriname, e Trinidad e Tobago; e
  • Eles devem estar matriculados como estudantes em período integral em instituições pós-secundárias em um país/território elegível e pagar as mensalidades dessa instituição no momento da inscrição e durante todo o intercâmbio.
Não são elegíveis os candidatos:
  • Se tiverem ou tiverem um pedido pendente de cidadania canadense ou residência permanente;
  • Se já estiverem participando de um programa de bolsas financiado pelo Governo do Canadá; e
  • Se já estiverem matriculados em um programa de graduação, diploma ou certificado em uma instituição pós-secundária canadense.

Programa de Liderança de Instrutores do Canadá-CARICOM

Quem pode se inscrever?
Instituições pós-secundárias canadenses

O Programa de Liderança de Docentes do Canadá-CARICOM é projetado para fornecer ao corpo docente ou oficiais/gerentes de ligação internacional de instituições pós-secundárias localizadas nos estados membros da CARICOM e membros associados oportunidades de intercâmbio de curto prazo para desenvolvimento profissional, estudos de pós-graduação ou pesquisa no posto canadense -instituições secundárias.

OBSERVAÇÃO: Somente instituições canadenses podem enviar solicitações em nome dos candidatos. Outro ponto a observar aqui é que eles podem optar por definir seu próprio prazo interno para obter os documentos comprobatórios. 

Elegibilidade
Os candidatos devem ser:
  • Cidadãos de um dos Estados membros e membros associados da CARICOM:

  Anguilla, Antígua e Barbuda, Bahamas, Barbados, Belize, Bermudas, Ilhas Virgens Britânicas, Ilhas Cayman, Dominica, Granada, Guiana, Haiti, Jamaica, Montserrat, São Cristóvão e Nevis, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Suriname, Trinidad e Tobago e Turks e Caicos; e

  • Eles devem ser empregados em tempo integral como professores ou oficiais/gerentes de ligação internacional em uma instituição pós-secundária nos países/territórios qualificados no momento da inscrição e durante toda a duração de sua estada no Canadá.

Programa de Intercâmbio de Acadêmicos Canadá-China (CCSEP)

Essas bolsas geralmente duram de 4 a 12 meses de pesquisa no Canadá, mas não exigem inscrição formal em uma universidade canadense. Os candidatos elegíveis são colocados como acadêmicos visitantes. Aqueles que receberem esta bolsa terão que viajar para o Canadá antes do final de fevereiro de 2023 para iniciar seu programa.

Elegibilidade

O Canadá oferece prêmios para funcionários permanentes de ensino ou pesquisa em tempo integral, graduados com mestrado ou doutorado, bem como não acadêmicos na China que ocupem cargos profissionais seniores (por exemplo, juízes, emissoras, economistas). Isso é feito para dar uma contribuição distinta à vida na China e ao entendimento mútuo entre o Canadá e a China, ao retornarem ao seu país de origem.

Programa de Líderes Emergentes nas Américas

Esta bolsa foi anunciada pelo governo do Canadá em 2009 para apoiar o desenvolvimento do capital humano e a próxima geração de líderes nas Américas, ao mesmo tempo em que fortalece o relacionamento entre as instituições de ensino superior no Canadá e nas Américas. Essas bolsas são oferecidas a estudantes de instituições de ensino superior localizadas na América Latina e no Caribe com oportunidades de intercâmbio de curto prazo para estudo ou pesquisa em instituições de ensino superior canadenses. 

A bolsa faz parte do Programa Internacional de Bolsas de Estudo da Global Affairs Canada

Elegibilidade
  • O candidato deve ser cidadão de um país/território elegível;

  Caribe: Anguilla, Antígua e Barbuda, Bahamas, Barbados, Belize, Bermudas, Ilhas Virgens Britânicas, Ilhas Cayman, Cuba, Dominica, República Dominicana, Granada, Guiana, Haiti, Jamaica, Montserrat, Saint Kitts e Nevis, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Suriname, Trinidad e Tobago, Turks e Caicos

  América Central: Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá

  América do Norte: México América do Sul: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela

  • Os candidatos também devem estar matriculados em período integral em uma instituição pós-secundária em um país/território elegível
  • Eles devem pagar as taxas de ensino a essa instituição no momento da inscrição e durante toda a duração do intercâmbio

Programa de Bolsas Acadêmicas da Organização dos Estados Americanos (OEA)

A Organização dos Estados Americanos (OEA) coordena um programa multilateral de bolsas de estudo que é oferecido a candidatos elegíveis em nome de todos os Estados membros da OEA participantes.

Esses prêmios são concedidos a estudantes de outros Estados membros da OEA para estudos de pós-graduação ou pesquisa no Canadá.

Os prêmios da OEA dão a oportunidade a alunos de pós-graduação de um estado membro da OEA de se candidatar a bolsas de estudo em outro estado membro da OEA. O Canadá incentiva os alunos qualificados a se inscreverem nessas bolsas de estudo para vivenciar a experiência acadêmica do Canadá.

Os estudantes que desejam participar devem enviar sua inscrição diretamente à Agência Nacional de Ligação (ONE) designada em seu país para o programa da OEA. 

Outros Programas de Bolsas de Estudo

Da mesma forma, existem várias outras bolsas de estudo disponíveis para estudantes internacionais para cursar o ensino superior no Canadá. Estes incluem o seguinte:

  • Bolsas de pós-doutorado Banting
  • Bolsas de Estudo no Canadá
  • Bolsa de Pós-Graduação Vanier Canadá
Visto de Estudante do Canadá

Os estudantes internacionais são obrigados a levar a Carta de Apresentação e todos os documentos especificados ao solicitar um visto de estudante no Canadá. Na chegada ao aeroporto, os alunos encontrarão um Oficial de Imigração. Em seguida, deverão apresentar o passaporte e a Carta de Apresentação ao oficial do órgão de controle de fronteira. O oficial então validaria o mesmo e emitiria a permissão de estudo, se encontrasse todos os documentos necessários.

Documentos Essenciais para Visto de Estudante no Canadá
  • Passaporte válido
  • Prova de aceitação por uma instituição de ensino designada
  • Fotografias tamanho passaporte
  • Exame Médico Imigratório (IME)
  • Comprovação de fundos
  • Pontuação do exame de proficiência em inglês
  • Declaração de propósito
  • Cartão de crédito

Se você precisar de qualquer assistência em relação ao visto de estudante do Canadá, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco..