O IRCC ou Immigration, Refugees and Citizenship Canada realiza uma segunda rodada no sorteio de todos os programas após um período de calmaria de 18 meses de convites.
O país convidou 1.750 candidatos do Express Entry em 20 de julho de 2022 para solicitar residência permanente. Este ano, o Canadá tem a missão de receber 55.900 imigrantes por meio do Express Entry, o que significa que, até 2024, a meta chegará a 111.500.
Inicialmente, os candidatos eram convidados se tivessem uma pontuação mínima do Comprehensive Ranking System (CRS) de 542. No entanto, em comparação com a pontuação mínima de corte de 577 em 6 de julho, agora o requisito do CRS para o novo sorteio é 15 pontos menor. Além disso, o Canadá também emitiu mais 250 convites em comparação com a rodada anterior de 1.500 convites.
Os três programas populares de imigração no Canadá
No Canadá, o programa Express Entry é um sistema de gerenciamento de aplicativos usado para processar solicitações de imigração para o Canadá. Os candidatos do PNP (Provincial Nominee Program) no pool do Express Entry já se qualificaram para pelo menos um dos programas de imigração.
O Canadá tem três programas populares de imigração:
- Classe Experiência Canadense (CEC)
- Programa Federal de Trabalhadores Qualificados (FSWP)
- Programa Federal de Comércio Qualificado (FSTP)
Todos os três programas tiveram a chance de obter um ITA ou convite para inscrição. O retorno dos sorteios de todos os programas prova ser um grande desenvolvimento para os candidatos do CEC. A rota de entrada é a principal forma de estudantes internacionais e trabalhadores estrangeiros obterem residência permanente no Canadá. Antes da pandemia em 2020, o CEC compreendia apenas 9% de todos os 341.000 imigrantes que foram convidados nas classes econômica, familiar e humanitária do Canadá combinadas. No ano passado, o CEC compreendia quase um terço dos mais de 405.000 imigrantes que desembarcaram no Canadá.
A pilha resultante de aplicativos do Express Entry
Inicialmente, o primeiro trimestre de 2022 começou com um ritmo lento, em que o Canadá convidou apenas 6.470 candidatos do Express Entry. Essa queda foi resultado direto do fim das inscrições do Canadian Experience Class (CEC). O IRCC só convidava candidatos do PNP desde setembro de 2021. Além disso, não houve sorteios para candidatos do Federal Skilled Worker Program (FSWP) desde dezembro de 2020. Além disso, antes da pandemia, a maioria dos sorteios não era baseada em nenhum programa específico. Isso significava que os candidatos de qualquer programa do Express Entry poderiam ser convidados a se candidatar à imigração para o Canadá.
Além das restrições de viagem do COVID-19, o Canadá se concentrou em atingir suas metas de imigração, convertendo residentes temporários em residentes permanentes. Essa estratégia levou a um número crescente de aplicativos do Express Entry. Essa pilha incluiu especialmente aplicativos FSWP, que eram na maioria das vezes de candidatos estrangeiros. Isso resultou em um atraso que aumentou os tempos de processamento para mais de seis meses.
Como funciona o Express Entry?
O Express Entry usa um sistema baseado em pontos que é o Comprehensive Ranking System (CRS) para classificar os perfis dos candidatos. Os candidatos que obtiverem nota alta recebem um ITA. Eles podem então solicitar residência permanente no Canadá.
Depois que o candidato se inscreve, um oficial do IRCC analisa sua inscrição para tomar uma decisão. O oficial solicitará a biometria do candidato e poderá marcar uma entrevista ou solicitar mais documentos.
Se o pedido for aprovado, o IRCC emitirá uma Confirmação de Residência Permanente (COPR). Os candidatos que se tornaram residentes permanentes aprovados podem então concluir o processo de desembarque. Se estiverem fora do Canadá, podem usar os serviços de pré-chegada para ajudá-los nos primeiros passos para se estabelecer no Canadá.
Você deseja estudar no Canadá?
O Canadá é o lar de algumas das principais instituições de pesquisa e universidades mais reconhecidas globalmente. O sistema educacional no Canadá é uma combinação de estudos interdisciplinares e instalações de classe mundial, tornando-o um local atraente para estudantes internacionais estudarem e seguirem uma carreira dos sonhos.
Se você é um estudante internacional planejando trabalhar depois de se formar no Canadá, você deve solicitar uma permissão de trabalho no Programa de Permissão de Trabalho de Pós-Graduação. Depois disso, preencher um perfil do Express Entry é o primeiro passo para imigrar para o Canadá permanentemente como um trabalhador qualificado. Completar e enviar o perfil do Express Entry pode não garantir que você receberá um ITA para residência permanente. A condição é baseada em sua pontuação e classificação no pool do Express Entry usando o Comprehensive Ranking System. Se você quiser saber mais sobre suas chances de estudar e trabalhar no Canadá, onsulte nosso especialista em imigração hoje mesmo.