Se você planeja estudar no exterior, pode ser necessário providenciar fundos para cobrir suas despesas médicas enquanto estiver morando naquele país específico. O tratamento médico em muitos países não é gratuito ou acessível. Portanto, o seguro de saúde estudantil pode evitar que você corra o risco de enfrentar contas enormes.
Mais importante ainda, uma cobertura de saúde é obrigatória com base no país e na instituição que você escolher estudar.
Às vezes, até mesmo uma pequena lesão ou dor de dente pode custar milhares. Assim, investir na saúde estudantil é um passo crucial para quem estuda no exterior.
Requisitos de seguro médico ao se inscrever em uma universidade
A maioria das universidades exige cópias de seus documentos de seguro médico ao solicitar a admissão. Por outro lado, vários institutos fazem parceria com seguradoras, oferecendo aos estudantes internacionais apólices de seguro específicas, facilitando a seleção de pacotes adequados. No entanto, às vezes, esses pacotes podem levar a serem mais caros do que os pacotes de seguro médico não universitário.
Se você está procurando um plano mais acessível, encontrará muitas seguradoras que oferecem uma variedade de planos de saúde para estudantes. No entanto, você pode observar que alguns países e instituições aceitam apenas pacotes de seguro de saúde específicos.
O custo médio de uma cobertura de saúde pode variar entre $ 200 e $ 1.000 por ano. No entanto, esse custo dependerá de onde você decidir estudar.
Se você for cidadão da UE, EEE ou Suíça e planeja estudar em outro país europeu, receberá um cartão de seguro de saúde europeu (EHIC). Este cartão dá direito a cuidados de saúde fornecidos pelo estado, e o custo seria igual ao dos locais, que às vezes é gratuito. No entanto, este cartão não cobrirá despesas médicas privadas.
Algumas universidades que oferecem programas de bolsas de estudos para estudantes internacionais podem providenciar e pagar pelo seguro médico do aluno. No entanto, nem sempre é esse o caso e, portanto, é crucial verificar com essa instituição.
O que um seguro de saúde estudantil deve cobrir?
Os requisitos para o seguro de saúde estudantil dependerão da sua nacionalidade e de onde você deseja estudar. Dito isto, aqui está uma lista generalizada que cobre a maioria das apólices de seguro médico internacional:
- Tratamento hospitalar de emergência
- Ambulância e serviços de emergência
- Evacuação/repatriação de emergência
- Consultas médicas/médicas
- Trabalho odontológico de emergência
- Exames e Raios-X
Condições médicas pré-existentes, como diabetes ou epilepsia, devem ser declaradas antes de contratar uma apólice. Se você não mencionar essas condições, sua cobertura de seguro de saúde pode ser invalidada e a seguradora pode se recusar a pagar por qualquer tratamento enquanto estiver estudando no exterior.
Se você quiser saber mais sobre os pacotes de cobertura de saúde para estudantes mais adequados para você, entre em contato com a Expert Education. Nossa equipe pode ajudá-lo (a) a entender as políticas com base em onde você deseja estudar.